sexta-feira

O temor do Senhor


O Espírito Santo faz derramar sobre todos não somente os seus dons, mas a reverência e respeito para com Ele.



Quando pronunciamos ou ouvimos a palavra "temor", normalmente temos a sensação de receio, medo ou horror. Todavia, o seu significado em relação a Deus é diferente. O relacionamento entre Deus e o homem jamais pode exprimir receio, medo ou horror.
Deus é Pai (Criador) desejoso de manter comunhão constante com a Sua criatura e, principalmente, com aqueles que O buscam em espírito e em verdade; essa comunhão se dá numa dimensão familiar em que reina o amor, única expressão concreta do caráter de Deus.

O que a expressão “temor do Senhor” significa é, nada mais, nada menos, que um sincero e profundo sentimento de reverência e respeito, capaz de estreitar o relacionamento do homem com Deus. É evidente que esse temor se torna imprescindível para que haja comunhão.

Os seguintes textos expressam muito bem este sentido de "temor do Senhor":
"O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino." Provérbios 1.7
"O que anda na retidão teme ao Senhor, mas o que anda em caminhos tortuosos, esse o despreza." Provérbios 14.2
"Pois quanto o céu se alteia acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem." Salmos 103.11
O que significa temer a Deus?
Temer a Deus, basicamente, é ter uma vida abnegada e tão-somente voltada para os Seus propósitos aqui na Terra, motivada pelo amor que Ele sempre demonstrou por nós.
Isto é próprio do homem temente ao Senhor, porque o seu caráter foi moldado, segundo o caráter do Senhor Jesus por ocasião do seu ministério público entre os homens. Ele mesmo manifestou atitude de temor, quando disse:
"Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo não se faça a minha vontade, e sim a tua." Lucas 22.42
Notemos o seguinte: se queremos que o Senhor Jesus, na pessoa do Seu Espírito, Se manifeste através de nós, então, temos a obrigatoriedade de assumir o Seu caráter através de atitudes e procedimentos semelhantes aos dEle; os nossos pensamentos têm que ser como os de Cristo, que disse:
"A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra."João 4.3
Será que nós, uma vez declarando abertamente para o mundo que somos servos do Senhor, fazemos da nossa comida a realização da vontade de Deus, que nos enviou?
Estamos realmente realizando a Sua obra? Se honestamente confessamos que sim, então, positivamente, há temor a Deus em nossos corações!
Temos observado que apesar de se dizerem cristãos, muitos, infelizmente, dizem a si mesmos: "a minha comida consiste em fazer a minha própria vontade: possuir aquele automóvel, comprar aquela casa, ocupar aquela posição, ter poder para fazer o que os meus olhos desejarem, etc."
Por isso mesmo, a Igreja do Senhor Jesus Cristo é hoje apenas uma caricatura da Igreja Primitiva, quando os homens e mulheres, por causa do temor do Senhor, se esvaziavam de si mesmos e abstinham-se de qualquer egoísmo ou ambição, porque o objetivo deles era fazer a vontade dAquele que os enviou!

Ah! Como seria este mundo, se o espírito de temor ao Senhor estivesse em cada cristão; especificamente naqueles que se propõem levar o Evangelho a toda criatura! O cego que foi curado por Jesus disse aos judeus:
"Sabemos que Deus não atende a pecadores; mas, pelo contrário, se alguém teme a Deus e pratica a sua vontade, a este atende." João 9.31
Que o Espírito Santo, através desta meditação, faça derramar sobre nós não somente os Seus dons, mas um sentimento sincero de reverência e respeito para com Ele, que é a base de uma conduta irrepreensível diante de Deus, a fim de servirmos como instrumentos de Sua vontade aqui e agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEUS TE ABENÇÕE E VOLTE SEMPRE!!!!!!!!