sexta-feira

O pecado e suas consequências


Muito embora a definição correta do termo pecado seja a transgressão da Lei, conforme está escrito:  "Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei".1 João 3.4
Ainda assim, há muito mais a considerar sobre o que realmente significa pecado. Ele é a desobediência voluntária ou involuntária à Palavra de Deus. Podemos constatar isto, lá no Jardim do Éden, quando Adão recusou obedecer à Palavra de Deus para obedecer à palavra do diabo. Esta é a tônica principal do pecado: quando obedecemos a Deus, submetemo-nos a Ele; porque aquele a quem sujeitamos nossas vidas pela palavra, nos tornamos servos. Quando desobedecemos ao Senhor, automaticamente, obedecemos ao diabo e, por isso mesmo, lhe submetemos nossas vidas, caindo em pecado.
A partir do momento em que rejeitamos a Palavra de Deus, nos tornamos presas fáceis do diabo a quem, consciente ou inconscientemente, passamos a obedecer. Em outras palavras: o pecador é como aquele filho cujo pai luta para criar e educar; mas quando ele cresce, deixa de honrar o seu pai para honrar, em obediência, o inimigo de seu pai. Isso é justo?
Como nasce o pecado?
O pecado brota de uma maneira muito simples e fácil. Normalmente, há um verdadeiro descaramento por parte do pecador, que tenta justificar o seu pecado, alegando ter sido sem querer, ou porque não estava vigiando ou foi apanhado de surpresa. Tudo isso é mentira e faz o pecado se tornar ainda mais grave, porque quem assim procede não está realmente arrependido.
Na realidade, não há pecado involuntário. Qualquer ato humano inclui a vontade e a intencionalidade, sem as quais não existe responsabilidade.
Quando alguém comete algum erro pecaminoso, o faz por livre e espontânea vontade, pois como está escrito:  "Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar." 1 Coríntios 10.13
Isso significa dizer que ninguém é tentado de tal forma que não possa resistir. O que realmente acontece é que o pecado é como uma semente plantada no coração e que vai se desenvolvendo gradativamente até que venha a dar à luz, isto é: nasça.
O diabo sempre traz a tentação, oferecendo sutilmente as coisas que agradam aos olhos, como fez com Eva, que depois de ter ouvido as suas palavras começou a observar os detalhes do fruto proibido, conforme narra a Bíblia:
"Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu."Gênesis 3.6
O pecado pode nascer através de uma simples voz ou conselho de alguém, um parente, amigo ou ente querido que com boas intenções, tentando ajudar, acaba levando a pessoa a cometer um grande erro diante de Deus.
Por exemplo, quando o Senhor Jesus começou a dizer para os seus discípulos que era necessário seguir para Jerusalém e sofrer muitas coisas, inclusive ser morto e ressuscitado no terceiro dia, Pedro, então, bem intencionado, chamando-O à parte, começou a reprová-lO, dizendo: "Tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá."Mateus 16.22
Aquela voz certamente não era a de Pedro, mas de satanás. Da mesma forma, quantas pessoas têm caído em pecado por dar ouvidos a vozes inocentes e ingênuas?!
Devemos tomar como exemplo o próprio Senhor Jesus que, imediatamente, repreendeu aquela ideia diabólica, não esperando tirar outras conclusões daquele conselho.
Há pessoas que desejam ver e, pela curiosidade, são atraídas ao pecado. O seu pensamento é duplamente bombardeado, primeiramente pela dúvida e depois pelo desejo, numa ação demoníaca que passa a esperar o nascimento do pecado.
Eva viu que a árvore era boa para comer. O Espírito Santo nos chama muito a atenção para a concupiscência dos olhos, que nada mais é do que cobiça ou ganância provocada pelos olhos que, por sua vez, nunca se cansam de ver.
Essa é a razão pela qual o Senhor Jesus afirmou que os olhos são a lâmpada do corpo, significando que o nosso corpo está sujeito à luz que os olhos refletem. Se os olhos forem bons, isto é, se não provocarem a ganância ou a cobiça, desejos ilícitos e pecaminosos, então todo o corpo será iluminado ou abençoado; mas, se por acaso os olhos forem cobiçosos, atrairão para o corpo todos os tipos de pecado, tornando-o, verdadeiramente, em trevas.
Todo o pecado tem o seu início na mente, quer pelas palavras diabólicas, quer pelas imagens visuais. Se é repreendido antes de chegar à mente, então fica mais fácil vencê-lo; entretanto, se o deixarmos assentar-se no coração(mente), então fica mais difícil expulsá-lo, mas não impossível. Para isso, basta confessá-lo ao Senhor Jesus e pedir-Lhe que o tire do coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEUS TE ABENÇÕE E VOLTE SEMPRE!!!!!!!!