segunda-feira

O Evangelho do Reino e o Evangelho Eterno Se no passado todo o Israel tivesse se convertido, o Reino dos Céus teria sido estabelecido na Terra e o Messias teria iniciado o Seu reinado



O Evangelho do Reino é a mensagem de que Deus vai estabelecer nesta Terra o Reino de Cristo, do Filho de Davi, como cumprimento da aliança com Davi. Por isso João Batista anunciava: "Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus" (Mateus 3.2).
Também no Antigo Testamento esta mensagem foi anunciada, pelo profeta Isaías, e, mais tarde, especialmente pelo próprio Senhor Jesus:
"Porque um Menino nos nasceu, um Filho se nos deu; o governo está sobre os Seus ombros; e o Seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; para que se aumente o Seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isto." Isaías 9.6,7
"E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades." Mateus 9.35
Se naquele tempo todo o Israel tivesse se convertido, o Reino dos Céus teria sido estabelecido na Terra e o Messias teria iniciado o Seu reinado.
Cremos que este Evangelho do Reino será anunciado pelos cento e quarenta e quatro mil selados em todo o mundo, durante a Grande Tribulação, após o encerramento da pregação do Evangelho da graça.
Mas aqueles que se converterem nesse período serão exterminados quase que imediatamente. É através desse contexto que devemos entender as palavras do Senhor: "E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim" (Mateus 24.14).

Quando João viu o outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar, significa o anúncio do juízo divino sobre todo o mal realizado durante a Grande Tribulação.
A palavra "evangelho" engloba, portanto, diferentes resultados da boa-nova. Mas o fato de que Deus fez anunciar tanto a boa-nova do Evangelho da graça quanto a do Evangelho do Reino futuro, e do juízo divino, não significa que exista mais de um Evangelho da Salvação, pois a graça é o fundamento de todas as dispensações, e, em todas as circunstâncias, é o único caminho para a Salvação do pecador.
Conta a História que Martinho Lutero não apreciava muito o Apocalipse, pois tinha a impressão de que o espírito deste livro não combinava com o Evangelho. De fato, o Apocalipse focaliza o Evangelho do juízo divino, porém objetivando o Evangelho da graça.

É importante sabermos que o Evangelho do Reino, em contraste com o Evangelho Eterno, será pregado a todos os povos durante a Grande Tribulação. E através de quem isto poderia acontecer, a não ser em primeiro lugar pelos cento e quarenta e quatro mil selados, antes que sejam arrebatados, e pela grande multidão inumerável de cristãos, antes de serem executados?
O resultado da pregação será, então, o juízo sobre as nações, por ocasião da volta do Senhor Jesus Cristo. A respeito disto, o próprio Senhor fala sobre os tempos finais:
"Quando vier o Filho do Homem na Sua majestade e todos os anjos com Ele, então, Se assentará no trono da Sua glória; e todas as nações serão reunidas em Sua presença, e Ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas.". Mateus 25.31,32

Nesse julgamento do Reino, os povos serão julgados de acordo com o que fizeram com o Evangelho do Reino, o que fizeram ou não a Israel, pois "...sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a Mim o fizestes" (Mateus 25.40).

O Evangelho Eterno é assim chamado porque procede do Deus Eterno, e o Seu julgamento produz fatos eternos, que jamais serão mudados. É o que está escrito: "A fumaça do seu tormento sobe pelos séculos dos séculos, e não têm descanso algum, nem de dia nem de noite, os adoradores da besta e da sua imagem e quem quer que receba a marca do seu nome". (Apocalipse 14.11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEUS TE ABENÇÕE E VOLTE SEMPRE!!!!!!!!