sexta-feira

O limpador de para-brisa!

O que acontece quando nos descuidamos da nossa vida espiritual?



O dia amanheceu nublado.
Como a meteorologia previu, aquela quarta-feira seria chuvosa, portanto, todos deveriam sair prevenidos, munidos de guarda-chuva, casaco e muita paciência para enfrentar o caos das grandes metrópoles em dias como esse.
Pedro não costuma ir para o trabalho de carro, mas naquele dia não viu outra saída. Era a chance que teria de chegar no horário, já que havia acordado com 1 hora de atraso.  Isso também era exceção. Sempre muito pontual, Pedro nunca gostou de chegar atrasado ao trabalho, por isso, sempre sai de casa adiantado, pois sabe que imprevistos acontecem - ora é o trânsito congestionado, ora é o ônibus que demora a passar mais do que o habitual.  Enfim, nunca sabemos o que pode acontecer, e Pedro é do tipo que prefere  se prevenir para evitar aborrecimentos.

Aquela quarta-feira prometia.
Depois do trabalho, pretendia ir direto para a igreja, embora, ultimamente, andasse um pouco desanimado, devido à correria do dia-a-dia. Mesmo assim, se esforçava para ir, contrariava a vontade do corpo, que pedia descanso, e ia. Muitas vezes, chegava no meio da pregação, sentava ao fundo para não atrapalhar o pastor, e fazia força para não dormir, vencido pelo cansaço.

Era uma luta diária.
Convertido já há alguns anos, Pedro sempre foi um membro ativo, fervoroso. Sempre evangelizava. Quando não ia evangelizar, convidava um vizinho ou conhecido para ir à igreja, principalmente aqueles que ele sabia que estavam sofrendo. Queria que todos conhecessem o Deus que havia transformado a sua vida.
Mas de uns tempos para cá Pedro sentia-se desanimado, às vezes, até sem fé.
Devido às responsabilidades que haviam aumentado no seu trabalho - por conta de uma promoção que conquistou após ter participado de uma campanha de fé -, ele ultimamente sentia-se muito esgotado, e por isso, passou ir à igreja apenas duas vezes por semana, às quartas e aos domingos.
Sua leitura diária da Bíblia também já não acontecia mais. Tudo que queria era cair na cama para descansar e recobrar as forças para o dia seguinte. Muitas vezes queria orar antes de dormir, mas acabava rendendo-se ao cansaço, sob o pretexto de que oraria ao acordar, coisa que também acabava não acontecendo.

Passaram-se dias e meses, e Pedro sentia-se cada vez mais cobrado por Deus a despertar e voltar a agir a fé como sempre fez. Não foram poucas as vezes que Pedro prometeu a Deus que voltaria a ser como antes. Mas, no dia seguinte, tudo continuava igual. Ele sempre protelando.
A chuva ainda não havia começado. Era preciso se apressar para que conseguisse chegar ao trabalho antes dela. O céu já estava encoberto por nuvens carregadas. Ele tinha pouco tempo antes do aguaceiro desabar.

Faltavam algumas quadras para Pedro finalmente chegar ao trabalho quando, de repente, trovões e relâmpagos anunciaram a chegada da chuva. Os pingos fortes o impediam de enxergar qualquer coisa à sua frente.  Ele rapidamente ligou o limpador de para-brisa, que, para sua surpresa, não funcionou. Inacreditável! Como isso poderia estar acontecendo? Faltavam apenas algumas quadras e ele simplesmente não conseguia sair do lugar, sob o risco de provocar um acidente.
Inconformado, Pedro viu-se obrigado a ficar parado até que a chuva resolvesse dar uma trégua e ele pudesse continuar o seu trajeto.

Já estava parado havia algum tempo quando, numa nova tentativa, o limpador voltou a funcionar e ele pôde então chegar ao seu destino.

Assim acontece quando não exercitamos a nossa fé. A exemplo do para-brisa que não funcionou, obrigando-o a parar, o mesmo se dá quando deixamos de agir a fé, deixamos de orar e meditar na Palavra de Deus, ou seja, quando descuidamos da nossa vida espiritual. Ficamos estagnados, nossa visão fica comprometida. Ficamos impedidos de avançar e atingir nosso objetivo, que talvez esteja há apenas algumas quadras de nós, mas, por conta da chuva - problemas que nos sobrevêm -, ficamos imobilizados, esperando que eles se resolvam por si só, o que não acontece, a não ser que ajamos a nossa fé.

A fé é como o limpador de para-brisa, que uma vez ligado,  a chuva – problemas e obstáculos – não nos impede de continuar e vencer.

24 comentários:

  1. Gostei muito de conhecer seu blog!
    Vim retribuir a visita e estou te seguindo!
    Bjs

    janamakesesmaltesecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita, lindo blog
    Seguindo e curtindo tb!!
    você é da IURD?
    Bjus

    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Seu blog é lindo demais, parabéns te seguindo de volta bjs

    http://dicascoisasdemulher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Maria Assunção :)
    Obrigada pela visita,e parabéns pelo conteúdo do blog.
    Que reflexão interessante...
    quando não exercitamos nossa fé,ficamos estagnados e com a visão embaçada,igual o para-brisa quando não funciona.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. obrigada pelo convite e pela visita em meu blog rsrs
    visitei
    seguindo seu blog
    parabéns pela dedicaçao
    sucesso
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Ótimo post!Realmente quando paramos de usar a fé ficamos paralisados diante dos obstáculos. É preciso manter sempre o "para-brisa" ligado.
    Obrigada pela visita.
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  7. OI MARIA ASSUNÇÃO!
    GRATA POR TUA IDA NO "SÓ PRA DIZER", FIQUEI MUITO CONTENTE E JÁ ESTOU AQUI PARA RETRIBUIR.
    TEU POST NOS LEVA Á MEDITAR SOBRE SE NOSSO PARA BRISA DA VIDA ESTÁ FUNCIONANDO DIREITINHO.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Seguindo de volta, obrigada pela visita ^^
    Excelente noite!
    Beijinhos ;*

    http://bycarolinaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Amei o post, querida.

    Beijinhos

    http://vivianapombo.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  10. Lindo seu blog!
    obrigada pela sua visita, volte sseeempre! :D

    @karlinhakv
    www.fizdecanetinha.com

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho me descuidado um pouco!
    Bom ler esse post!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá, ótima reflexão, para brisa enguiçado é furada, e essas coisas acontecem na hora que a gente mais precisa que elas funcionem, e realmente assim é a fé. Lindo seu blog, vim retribuir a visita e seguir.
    Abraços :)

    ResponderExcluir
  13. Ótima reflexão!
    Flôr, vir agradecer a visitinha e comentário lá no blog ;)

    Bjinhos ;*
    Pâm

    ResponderExcluir

DEUS TE ABENÇÕE E VOLTE SEMPRE!!!!!!!!